Quando se inicia o trabalho de parto para o nascimento do bebê



By admin | 10 de agosto de 2016.

Especialmente as ‘marinheiras de primeira viagem’, ficam é dúvidas sobre como proceder quando se inicia o trabalho de parto. Os sinais podem variar de mulher para mulher, pois para algumas a bolsa se rompe já logo no início, enquanto para outras poderão surgir as contrações que vão se tornando cada vez mais intensas e frequentes, e isso quer dizer que falta pouco para seu bebe chegar.

Vejamos alguns sinais que devem ser de alerta:






  • Até 15 dias antes do parto, poderá acontecer de a mulher começar a perder um muco amarelado e consistente que nada mais é do que uma espécie de tampão que protege o útero do meio externo, protegendo contra bactérias. Se isso acontecer com você, é hora de entrar em contato com o obstetra.

  • As contrações podem aparecer a qualquer momento a partir da 36ª ou 37ª semanas. e estas podem durar alguns dias ou até semanas. Mas é de suma importância deixar seu médico a par disso. Neste caso é importante observar que as contrações começam com espaçamentos de 3 horas e vão se intensificando até chegar a 3 contrações a cada 10 minutos ou a gestante apresente dilatação de 3 centímetros. Aí já é hora do parto. Então, o correto é quando chagar a contrações de 3 a 5 minutos a mulher deverá correr para o hospital. As dores são muito fortes e se assemelham a cólicas de rim, podendo durar até 40 segundos.trabalho de parto posicao do bebê

  • Pode acontecer de haver a dilatação sem que a mulher sinta dor, e por isso é importante ficar atenta. O normal é que a dilatação aumente 1 cm por hora, até chegar a 10cm.

  • Caso haja sangramento, a mulher deve correr imediatamente para o médico. Mas se forem somente as contrações espaçadas, não há necessidade de se apavorar e sair correndo. A grávida poderá tomar um banho, comer, movimentar-se, deitar-se. Agora é importante lembrar de que não deverá caminhar para lá e para cá sozinha, pois se acontecer uma contração, pela dor intensa, esta poderá até cair.

  • Caso a bolsa estoure, sairá escorrendo pelas pernas um líquido de grande volume, bem quentinho e com cheiro forte que segundo alguns se parece com o cheiro de água sanitária. Depois que isso acontecer, as contrações poderão se tornar mais intensas.

  • Mas, não esqueça, que nem para todas as mulheres a bolsa se rompe, e se ela não romper, o médico deverá fazer isso.

  • Pode acontecer também de a bolsa se romper em partos prematuros. Neste caso ela se rompe antes das contrações.

  • Quando você chegar ao hospital ou a maternidade, provavelmente quem irá recepciona-la será um recepcionista ou enfermeira. Então você deverá passar por uma avaliação e o médico será infirmado.

  • Na avaliação clínica, será feita o controle de espaçamento entre as contrações, os batimentos cardíacos da gestante e serão feitos toques para verificar a dilatação. o toque será realizado de acordo com a aproximação do momento do parto.

  • Caso seja necessário, existem exames como a ultrassom e o cardiotocografia que servem para averiguar se o bebe está bem ou não durante o trabalho de parto.

  • Até que chegue a hora exata do parto, a gestante poderá ficar no quarto pré parto ou também poderá ser encaminhada para o centro obstétrico. Existem também, apartamentos já com todos os preparativos para que o bebe possa nascer ali mesmo. Mas, poderá também ser esperado em enfermarias.

  • Normalmente um trabalho de parto dura de 10 a 15 horas. É bastante demorado.

  • Se a mulher quer aliviar as dores, poderá tomar uma analgesia que não implicará no trabalho do parto. É o chamado parto sem dor. Porém, é importante que a mulher sinta algumas contrações para descobrir quando deverá fazer força na hora do parto.quando comeca o trabalho de parto

  • Após mais ou menos 30 minutos após a aplicação da analgesia, a mulher já pode se movimentar e até se alimentar.

  • O bebê estará bem próximo de chegar quando a dilatação chegar a 10 cm, mas mesmo assim o bebê poderá levar de 40 até 2 horas.

  • Caso o bebê não nasça até 2 horas, o médico poderá usar de outros meios como fórceps, indução pelo hormônio ocitocina ou ainda a cesárea.

  • Depois de 10 a 15 minutos após o parto, a plascenta deverá ser eliminada. Caso chegue a 20 minutos e isso não aconteça, o médico deverá retirá-la.

  • Se for o caso de cesárea, é importante que a mãe fique numa sala de recuperação até passar o efeito da anestesia.

  • Enfim, o ideal é que o bebê seja colocado em contato com a pele da mãe na primeira vez, e que o primeiro aleitamento já aconteça na primeira hora de vida do bebê.

Então, agora você que logo será mãe, já sabe tudo o que precisa para estar preparada, e quando iniciar o trabalho de parto, você poderá garantir tranquilidade e segurança, para que tudo se conduza da melhor maneira possível.







Que tal você ler...
Depressão pós parto: Como identificar e se libertar

A importância dos exames na gravidez

Como saber de quantos dias é o meu ciclo menstrual

cuidados na Gravidez

Tenha uma boa paleta de maquiagem para o dia a dia

Cama box para um sono agradavel